Fuvest 2025: como se preparar para a maratona de provas e logística em São Paulo
Especialista dá dicas essenciais para candidatos de fora do estado, abordando desde o preparo acadêmico até o controle emocional e o planejamento de deslocamento
Especialista dá dicas essenciais para candidatos de fora do estado, abordando desde o preparo acadêmico até o controle emocional e o planejamento de deslocamento
– A segunda fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2025 começa em 15 de dezembro, dando continuidade à jornada para milhares de estudantes que buscam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão da América Latina e do mundo. Para candidatos de fora do estado de São Paulo, o desafio vai além do conteúdo: organizar a viagem, controlar a ansiedade e manter um bom desempenho físico e mental são peças-chave para o sucesso.
Chegada antecipada: evite imprevistos
Quem precisa viajar para prestar o exame deve chegar à cidade da prova com pelo menos um dia de antecedência. Assim, é possível minimizar os riscos de atrasos e se familiarizar com o local. Testar o trajeto até o endereço da prova e verificar os horários do transporte público são medidas úteis para evitar surpresas.
“Estar em São Paulo com antecedência oferece mais segurança e reduz a pressão no dia da prova. Além disso, planejar deslocamentos alternativos é sempre prudente”, orienta Carlson Toledo, diretor do Ensino Médio do Colégio Visconde de Porto Seguro.
Toledo também sugere que os candidatos escolham hospedagens próximas aos locais de prova. “Conhecer o bairro e fazer uma caminhada leve no dia anterior pode ajudar a relaxar e aliviar o estresse”, diz ele.
Domine os critérios da Fuvest
Reconhecida pela complexidade de suas provas, a Fuvest demanda preparo acadêmico e prática constante. A redação é um dos maiores desafios, exigindo domínio da norma culta e habilidade argumentativa. Temas recentes incluem:
Carlson Toledo reforça a importância de treinar a escrita. “Praticar redações semanalmente é indispensável. A Fuvest valoriza um repertório cultural amplo e clareza na construção de ideias. Ler editoriais e artigos de opinião é um ótimo exercício para desenvolver argumentos”, explica.
“Além disso, as questões dissertativas da Fuvest frequentemente exploram habilidades interdisciplinares e exigem interpretação precisa dos enunciados. É necessário dedicar atenção às matérias específicas do seu curso na segunda fase e à literatura, incluindo as obras literárias, que têm grande peso no exame”, complementa Toledo.
O papel do bem-estar emocional
Controlar a ansiedade e preservar a saúde mental é tão importante quanto estudar. Técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, ajudam a manter o foco. Além disso, manter uma rotina de sono saudável é indispensável.
“Um sono reparador nos dias que antecedem o vestibular é essencial para que o cérebro funcione no máximo de sua capacidade. Alunos que negligenciam isso correm o risco de comprometer o desempenho”, alerta Toledo. Ele também lembra da importância de pausas durante os estudos: “Um planejamento equilibrado evita o esgotamento físico e mental”.
Checklist para o dia da prova
Vencendo a jornada com equilíbrio
O vestibular da Fuvest é mais do que um teste de conhecimento: é um exercício de superação pessoal. Para quem vem de fora, a organização e o preparo emocional podem fazer toda a diferença.
“Prestar o vestibular exige foco e serenidade. Aos candidatos, recomendo confiança no próprio esforço e a certeza de que estão dando um passo importante em direção ao futuro que desejam”, afirma Carlson Toledo. “Seja na prova ou na viagem, cada detalhe conta. Organize-se, confie em sua preparação e encare o desafio com determinação”, garante Toledo.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículo Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Reviravolta no Caso: Pai Acusado de Tentar Matar Filhas em Osasco é Liberado Após Depoim...
Beto Piteri Reassume Prefeitura de Barueri Após Liminar do TSE Suspender Cassação
Parlamentares de Osasco reforçam papel dos trabalhadores no desenvolvimento da sociedade
Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação do PS Pestana
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle